Return to site

#Para #Que #Servem #As #Hashtags

E quando elas não servem para nada
Olha, gente! Vou logo falando: eu não sou especialista em mídias sociais ou uso de hashtags. Mas uma coisa que eu percebo é que tem gente - amigos e amigas minhas não fiquem bravos - que usa hashtag para TUDO. E não sabem exatamente qual a utilidade delas.
Eu peguei umas dicas com um amigo meu aqui em New York. Vocês já conhecem o Lucas Compan. Ele é publicitário e tem uma agência de digital marketing. Ou seja, o cara trabalha com social media o dia todo, todos os dias. Ele me deu uma explicação muito simples sobre hashtags:
"Hashtags são como aqueles Post-it amarelos. Só que digitais. Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa de bebidas - e que existam 5 caixas identificadas com os principais assuntos do negócio. Para cada caixa, existe um Post-it com o conteúdo daquela caixa:
broken image
Ou seja, todos que trabalham naquela empresa e que queiram que os outros leiam sobre vinhos, coloca seu material na caixa com o Post-it 'VINHO'. E assim por diante. Isso ajuda a troca de informacões entre todos e organiza os assuntos. Mas agora imagina se todo mundo começa a espalhar Post-it pra todos os lados, em todas as paredes, mesas, chão, teto, banheiro, tampa do vaso sanitário... Isso vai ajudar em que?
Um outro exemplo: hoje está fazendo um ano que a seleçãozinha Brasileira perdeu de 7x1 da Alemanha. Naquele dia e até hoje, se você quiser postar algo ou fazer um comentário sobre aquele jogo, usa a hashtag #7x1DAY. E seu comentário, foto, vídeo, post vai ser visto por todo mundo que for acessar aquela caixa virtual 7x1DAY."
broken image
Pois é. Eu entendi. Ficou claro. E por isso resolvi escrever este post aqui. Para tentar ajudar quem não entende para que servem as hashtags. Eu também não entendia. Como Post-its, #hashtags existem para organizar e ajudar as pessoas que temos interesse que encontrem nossos caixas com nossos conteúdos.
Exemplo: vamos supor que você quer postar no seu Facebook, uma foto do seu almoço com a família no final de semana. Com a foto, você faz um comentário:
broken image
#Esta é #minha #familia. Foi uma #zona #federal de #fechararua. #Bebemos #vinho, #cerveja, #vodka, #caipirinha #e #agua. #Vizinhosputos. #Saravameuzifi #Nempretoveiobebetando #ninguemseaguentavaempepelorestodanoite
Essa frase tem 21 palavras. Mas existem apenas SEIS hashtags que são realmente úteis:
#familia
#vinho
#cerveja
#vodka
#caipirinha
#agua
Todo mundo, no mundo inteiro - e que fala Português - que quiser que esses SEIS assuntos estejam acessíveis, é usar essas hashtags. Assim, rá direcionar seu conteúdo e comentário para uma caixa digital, daqueles assuntos. As outras hashtags, apenas poluem a frase.
Moçada. Espero ter ajudado a arrumar a bagunça. Não devemos usar hashtags à torta e à direita. Vira zona! Agora, vejam este vídeo. É muito engraçado. E nos ajuda a entender o que NÃO devemos fazer ao usar hashtags
Valeu, gente! Nos seus próximos posts em Facebook - ou qualquer outra mídia social - #cuidado #pra #não #exagerar #no #uso #de #hashtags.
E agora vamos tomar uma porque a gente veio aqui pra beber. Não pra falar de hashtag.
#Tin-tin!