Return to site

Como colecionar momentos

E ter menos eletroeletrônicos
Fernando Pessoa, poeta e escritor Português, já disse: 
"Tudo vale a pena quando a alma não é pequena."
Este mundo é tão grande que levaria uma vida para visitarmos cada pedacinho dele. Mas o mais importante mesmo é fazer dos seus pedaços o mais importante de todos. Pelo menos para você mesmo. Histórias que contamos uns para os outros ficam para sempre. São elas que criam vínculos que duram. Ou nos dizem, logo de cara, que aquela pessoa está em outra sintonia. Um dia desses, um camarada que conheço aqui em New York, chegou para mim e falou:
- "Daniel, eu parei e pensei na minha vida. E percebi que já tenho todos os eletroeletrônicos que o dinheiro pode comprar na Best Buy. Minha casa parece uma loja. E eu sempre quero mais e mais. Eu preciso disso para viver."
Apenas ouvi. Não disse nada. Mas secretamente fiquei pensando que aquela era exatamente a vida que eu nunca quis para mim. Ouvir aquilo me fez ter a certeza de que nossa alma é muito maior que isso. O sujeito acorda todo dia, começa a trabalhar - e vai assim até à noite. Para ganhar dinheiro. Para comprar mais. Para comprar cada vez mais. E trabalha mais para pagar as novas compras. E compra mais. Cada vez acumula mais lixo eletrônico que vai poluir o meio ambiente - e pó na casa dele. Apenas para perceber que precisa trabalhar mais, para comprar mais.
Naquele instante, me lembrei de duas coisas:
1. Este pensamento:
"Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro esquecem do presente de forma que acabam por não viver nem no presente nem no futuro. E vivem como se nunca fossem morrer. E morrem como se nunca tivessem vivido." 
Dalai Lama
2. Deste vídeo*:
*Para legendas em Português, vá ao 'settings'
Viagens, relacionamentos com pessoas interessantes, intensidade para viver cada momento: isso vale a pena. Eletroeletrônicos ficam ultrapassados em dois anos ou menos. Viagens e amizades ficam para sempre. E mesmo que você compartilhe esses momentos com alguém, você continua com eles. E a pessoa que ouviu suas histórias acumula mais experiências na vida dela também. Esse ciclo é positivo e enriquece a alma.
Colecionei momentos inesquecíveis. Como esses em várias partes da Grécia. Muitos desses momentos e memórias estão no livro Trem Azul e Branco. E aqui, compartilho algumas fotos com vocês.
Para ver ainda mais fotos e outros momentos especiais, assim como dicas sobre livros, viagens, lugares visitem e me sigam no Facebook, Instagram e Pinterest.
broken image
broken image
broken image